Imagem capa - Por que fazer festa em casa? por Cizinho Rodrigues Fotografia
Dicas

Por que fazer festa em casa?



As festas em casa vem se tornando tendência, comemorar um aniversário seja infantil ou adulto, inclusive casamento, seja na própria residência ou salão de festas têm sido uma alternativa de minimizar grandes despesas.


Isso porque geralmente as festas em casa já dão ar de uma comemoração mais intimista, favorece a opção de restringir os convidados da festa a familiares e amigos bem próximos que compartilham do mesmo estilo de vida, exemplo: se é uma festa infantil, o ideal é convidar amigos com crianças, atento a quanto mais pessoas vierem, maiores serão os gastos.


Daí você pensa, poxa vai ser muito trabalhoso... 


Planejar, organizar, conduzir e acompanhar tudo sozinho(a), lembrando que a limpeza pós festa será por sua conta (Haha). 


O lado bom de todas as interrogativas e receios, é que hoje em dia existem no mercado profissionais especializados em festas móvel, delivery ou à domicilio (como você acha melhor denominar...rsrs).


Com a lista de convidados pronta você aciona o “play” para orçar e contratar profissionais de diversas áreas que vão compor toda estrutura de sua "Homeparty" : decoração, doces, bolo, personalizados de mesa, lembranças, alimentação/bebidas, fotografia, animação ou atração, cerimonial ou assessoria dependendo do formato e ocasião de sua comemoração.


Existe bastante em nosso mercado “pacotes/kits festas” atrativos que englobam vários serviços, centralizando mais de 2 itens de preparativos em um único profissional, facilita a negociação, trato e condução no dia da festa. 


Exemplificando essa parte: contrata-se um fotógrafo que agrega além das fotos, um ensaio prévio (muito em alta atualmente), um mini álbum com determinado números de fotos. 


Outro exemplo: contrata-se um decorador que agregue itens de confeitaria, personalizados, lembranças, etc.


Ou seja, a ideia principal é você ter uma prestação de serviços de qualidade concentrados em um só profissional, para que os dias que antecedam seu evento sejam mais amenos, ao invés de manter contato com inúmeras pessoas/empresas contratadas prestadoras de serviços.


Se você tiver habilidades quanto à decoração da mesa do bolo, pesquise inspirações na internet, procure algum objeto, acessório, adereço que já tenha em casa para compor decoração e por último vá às compras daquilo que necessite complementar. 

Agora cuidado com essas comprinhas, acabam sendo além do necessário!


Outra grande questão é quanto à comida, o que servir? 

O ideal é não se complicar a alimentação, pois é item essencial em qualquer comemoração, sempre de bom gosto ser uma opção bem servida, mas isso não significa dizer que deva ser um banquete, a escolha do cardápio da festa está diretamente associada ao horário, temática e claro número de convidados.


Uma festa pode ser ótima servindo apenas um lanche com salgadinhos, sanduíches torta e pães, doces e bebidas refrescantes. Uma dica legal que tenho acompanhado são rodizio de pizzas, uma opção prática e sem erro (porque quem não se delicia com uma boa pizza...hum).


Agora se você curte cozinhar, ou tem uma pessoa da família ou amigo.... 

Mãos a obra, também é uma excelente maneira de economizar, o importante se preparar com antecedência na compra dos ingredientes e preparo devidos para que no dia da festa não seja um dia de caos e caô...rsrs.


Não se esqueça da compra de pratos, talheres e copos descartáveis, além de guardanapos de papel, compre peças de plásticos mais resistentes e que sirvam para várias festas.


As bebidas se não forem uma opção contratada, programe-se para compra antes da festa.

E ainda me arrisco a afirmar que dependendo de sua comemoração algum amigo ou familiar oferecerem levar algum prato, aceite! É uma forma gentil de retribuir a gentileza!


Ah, os “convites” uma forma viável também de economia são os tipos virtuais e digitais que podem ser enviados por e-mail ou redes sociais pessoais. 

Os convites de papel são caros, dão trabalho para entregar muitas vezes e, por mais bonitos que sejam, costumam terminar no lixo.

Vamos usar a tecnologia a nosso favor e contribuir para um formato mais sustentável e prático.


Enfim, pesquise e compare as opções que tenha para avaliar custo benefício, planeje-se com mínimo de dois meses de antecedência para ir suavizando os pagamentos e não concentrar todas as despesas no mês da festa.


Você pode fazer uma ótima festa, mesmo com pouco espaço, pouco tempo e um orçamento limitado. O lado bom: não há um limite de horário podendo se estender além de 4 horas, no caso de comemorações em salões de festas apenas atentar para regrinhas de boa convivência!


Tatiana de Oliveira Magalhães - Malagueta Festas & Eventos